Bem vindo?

Quero aqui não deixar idéias morrerem na cabeça ou nos papéis. Se porventura sair algo de bom por aqui ficarei feliz em saber que estou agradando!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mão Invisível

Hello Again.

Com intuito de estreiar um novo Marcador, o Mundernismo, venho tentar explicar sobre a "Mão Invisível" de Adam Smith, que estava na minha composição anterior.

Achei um texto excelente para explicar e não, não foi o wikipédia.

Somos seres racionais, acumuladores de riquezas (eles não sabem que eu saio toda a sexta, e isso não me faz ser racional, Rá) de modo egoísta queremos sempre beneficiarmos ao máximo. Não havendo um ente coordenador (Governo) as pessoas, maximizadoras de lucros, fariam que a economia vivesse perfeitamente bem (oferta e demana, sendo bem simplista).

Copio aqui o trecho do texto:

"Adam Smith, como se sabe, considera a esfera econômica como uma ordem natural – não, portanto, como uma ordem moral – cujo funcionamento está baseado em ações de indivíduos dispersos e heterogêneos, mas organizados. Esses indivíduos buscam os próprios interesses privados, agem egoisticamente, e são guiados pela racionalidade instrumental, ou seja, pelo uso adequado de meios para a obtenção de fins não necessariamente justificáveis de um ponto de vista moral. Dito de outro modo, essa ordem não é baseada na benevolência, mas, ao contrário, funda-se no individualismo ganancioso e possessivo. Entretanto, ela funciona, se expande e gratifica a sociedade, pois se encontra coordenada anonimamente por um “mecanismo” que ele chama de mão invisível." ("Uma Formalização da Mão Invisível", ELEUTÉRIO F. S . PRADO) (Eu sei está fora do padrão ABNT, e daí?)

E um trecho do clássico "A Riqueza das Nações" de Adam Smith:

“(...) já que cada indivíduo procura, na medida do possível, empregar o seu capital em fomentar a atividade (...) e dirigir de tal maneira essa atividade que seu produto tenha o máximo valor possível, cada indivíduo necessariamente se esforça por aumentar ao máximo possível a renda anual da sociedade. Geralmente, na realidade, ele não tenciona promover o interesse público nem sabe até que ponto o está promovendo (...) [Ao empregar o seu capital] ele tem em vista apenas sua própria segurança; ao orientar sua atividade de tal maneira que sua produção possa ser de maior
valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos, é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. Aliás, nem sempre é pior para a sociedade que esse objetivo não faça parte das intenções do indivíduo. Ao perseguir seus próprios objetivos, o indivíduo muitas vezes promove o interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quanto tenciona realmente promovê-lo.” (Smith, 1983, p. 379).


Muito bom isso né? Mas não sou tão egoísta assim não, nem tão maximizador de benefícios. Sou racional, sim, mas não uma pedra.

Só fica agora estreiar o último marcador "Sarcadismo", mas eu preciso ter motivos para poder usá-lo. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário